Estas bansuris estão da escala A ate C# (Escala ocidental)E na escala oriental seria equivalente a D ate F#
Estas bansuris estão da escala A ate C# (Escala ocidental)Bansuri no Brasil
Embora a flauta de bambu seja indiscutivelmente um dos mais antigos instrumentos da Índia, a flauta é provavelmente tão antiga quanto os Vedas. Ela ocupa uma notável posição na música Indiana, juntamente com a Vina (harpa) e a Mridanga (tambor de duas faces). Venu (flauta) é um dos três maiores instrumentos mencionados na religiosa e secular literatura dos Vedas. Ela aparece freqüentemente nas esculturas dos antigos templos e murais, onde é usualmente utilizada nos sistemas vocal, instrumental e dança. No Shrimad Bhagavatam (a nata da literatura védica) declara-se que o senhor Krishna, ao entrar na floresta de Vrndavana vibrando a sua divina flauta, encantava o espirito de todos os seres vivos móveis e imóveis, os rios paravam de fluir e os pássaros pousavam nos galhos das árvores para ouvir a canção de sua flauta.
A importância da flauta na história da música indiana é muito clara, principalmente devido a estar muito próxima a voz humana em muitos aspectos. Ambas têm em média variações de duas a duas oitavas e meia e, mais importante, a expressão do som é de conduta média.Todas as formas de tom e ornamentos são essenciais para a música vocal indiana, que podem ser perfeitamente executadas com clareza.
A flauta transversal de bambu do norte da Índia (Bansuri), é feita de uma simples seção de bambu fechada em uma de suas extremidades. Este bambu deve ser reto, liso, sem nós e imperfeições. Bom bambu é muito difícil de ser encontrado. O melhor bambu é encontrado no estado de Assam, Índia. O Bansuri é feito com seis e sete aberturas que produzem semi e micro tons. Para construir um Bansuri, deve-se trabalhar com paciência e sensibilidade e deve-se ter bom ouvido e tempo disponível, pois leva-se um longo período de tempo para se afinar e reafinar o instrumento, principalmente quando o bambu ainda não se encontra completamente seco. Em geral, somente um bom flautista pode fazer uma boa flauta.
0 comentários:
Postar um comentário